terça-feira, 29 de novembro de 2011

Como negociar contrato com fornecedores?

Em um dia desses eu estava lendo um post do Vestida de noiva sobre algumas questões legais da negociação com os fornecedores e resolvi escrever um post relatando a minha experiência durante o período dos preparativos do casamento.

Gente, eu sempre tive uma dificuldade imensa em negociar qualquer coisa. Não consigo pechinchar nada! E tenho a mania insana de presumir que o vendedor/fornecedor tem sempre razão, é justo e honesto. Nesse sentido, acho que eu amadureci durante os preparativos do meu casamento. Esse período talvez seja para a maioria das pessoas, como foi para mim, a primeira experiência em lidar com contratos. Quando vamos fechar com um fornecedor, ele já nos passa um contrato prontinho, como se ele fosse inegociável e só nos restasse a opção de assiná-lo. Não é bem assim que a coisa funciona! Se um contrato é um acordo entre as partes, ambas devem concordar com seu conteúdo, pois ambas estarão a ele obrigadas. Por isso, meninas, não fiquem com vergonha de esclarecerem cada cláusula do que estão assinando e, se acharem que estão em desvantagem em alguma coisa, questionem e condicionem a assinatura do contrato à alteração que estão exigindo.

O que não pode acontecer é deixarmos o grande dia nas mãos de pessoas nas quais não confiamos pelo simples fato de que assinamos um contrato. Eu passei por isso e não desejo isso a ninguém!

Assim, não se deixem enganar pela atitude simpática e descontraída das primeiras entrevistas com os fornecedores. A maioria age assim, pois sabe que a empatia é a principal arma do fornecedor. Não estou dizendo que todo fornecedor é falso e mau caráter. Não é isso! Só quero dizer que devemos ter uma atitude segura e lembrar que, no final das contas, o que está escrito é o que conta.

10 comentários:

  1. Falou tudo Re! Sou do mesmo jeito que você, não consigo pechinchar nunca! Vamos dizer que com o casamento melhorei um pouco, mas tive muitos erros também por confiar que eles sempre são honestos...

    ResponderExcluir
  2. putz, também sou assim, zero jeito para pechinhar! acho que pelo fato de eu sempre cobrar o preço justo pelos meus serviços, acho que os outros também vão cobrar e acabo esquecendo que existem pessoas mau-caráter pelo caminho... enfim, ótima dica para as futuras noivas!

    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Sabe, eu fico impressionada com como as pessoas abusam mesmo da fragilidade das noivas nessa hora. Tudo fica mais caro só por ser casamento...e muitas vezes, o fornecedor ainda tem a atitude: "Faço isso há X anos...sei mais do que vc sobre seu próprio sonho" Tive apenas um mal encontro desse genero organizando o casamento...E o que vc falou é verdade: muitos são lobos vestidos de carneiros para enganar a gente. Noiva tem que ficar bem esperta durante os preparativos :)

    ResponderExcluir
  4. Nossa da um medo isso!!! Confiar nos fornecedores... ainda não fechei com nenhum... mas se tem uma coisa que sei fazer bem é pedir desconto!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Ei Rebeca, obrigada pelo carinho de sempre
    então aqueles canudinhos fofos comprei da Bella Lanzillo

    blog dela: http://origaminadecoracao.blogspot.com

    Sobrou alguns canudinhos, quando a gente se encontrar, vou levar 2 para vocês ;)

    um beijo

    ResponderExcluir
  6. Falou tudo Rebeca. Temos que deixar a preguiça de lado e ler o contrato, tirar dúvidas e logico pedir desconto...rs
    Bjo

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto de pechinchar, mas fico com medo em relação ao casório, e se o fornecedor "acabar" com meu casamento? hehehe
    Adorei o blog e já estou te seguindo!
    bjkas

    www.caseaqualquercusto.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa, flor!
    Que ótimas dicas!

    Gente, eu sou exatamente assim, tenho uma dificuldade de negociar, ain ain =/

    E sobre os orçamentos, nuss, tem ideia de qnt eu corri atrás? kkkkk...Pesquisei e tô pesquisando MTO! rss

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Ah, ótima dica flor, porque realmente - e até juridicamente falando - os fornecedores acabam falhando muito e colocam a "culpa" no próprio contrato assinado pelo casal!

    Beijo!
    Ana Paula
    [Quase esposa, sempre nerd]
    www.anoivanerd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Re, se não fosse o noivo na minha vida eu fecharia qlqr coisa, por tbm achar que todos os fornecedores sáo bons... Mas a gnt vai aprendendo com o tempo...


    Um beijo =)

    www.fuxicodenoiva.com.br
    http://casamentodossonhos-juefe.blogspot.com

    ResponderExcluir

O que você achou?!?!

Se for comentar como "anônimo" não esqueça de deixar seu e-mail!!!